Cursos de Educação
Doutorado Em Educação
Online
2400 Horas
Com este Doutorado, o objetivo é oferecer uma área de excelência acadêmica, na qual graduados da área de Educação, assim como profissionais de outras instituições de ensino, possam realizar pesquisas que culminem em teses originais e inéditas, visando à obtenção do título máximo de Doutor em Educação.
O programa visa abranger áreas de pesquisa que não são contempladas em cursos de mestrado ou especializações, oferecendo uma oportunidade única de aprofundamento acadêmico e profissional. Além disso, busca dotar o doutorando de sólidos instrumentos metodológicos e epistemológicos, essenciais para a pesquisa avançada no campo educacional. O currículo apresenta abordagens inovadoras e abrangentes, que vão além das propostas comuns a outros programas de Doutorado, proporcionando uma formação diferenciada e de alto nível.
Calendário acadêmico
- Com aulas EAD.
- Início do Curso: Imediato.
Informações
- Programa: Doutorado
- Local: Orlando, FL – USA
- Créditos: 160
- Carga horária: 2400 h
- Tese é entregue e analisado de forma remota.
- Duração: 48 meses.
48 x R$ 650,00
Comprar* Os valores de apostila de Haia e defesa de banca não estão inclusos no valor do programa.
Modulo 1 M01 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM O processo de letramento
- Unidade 1 – Conceitos Essenciais no Estudo da Linguagem
- Unidade 2 – Particularidades Gramaticais
- Unidade 3 – O texto em suas modalidades orais e escritas
- Unidade 4 – Produção e interpretação de textos
Modulo 2 M02 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- Unidade 1 – Fundamentação conceitual e a origem da educação História da Educação
- Unidade 2 – Educação do Oriente Médio à Idade Média
- Unidade 3 – História da Universidade e a Educação Moderna
- Unidade 4 – História da Educação Brasileira
Modulo 3 M03 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
- Unidade 1 – Educação: concepção e políticas públicas
- Unidade 2 – Pedagogia, educação e cultura
- Unidade 3 – A pedagogia e o mercado educacional
- Unidade 4 – Aspectos históricos e as tendências da Educação
Modulo 4 M04 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS MODALIDADES DE ENSINO
- Unidade 1 – História e evolução do ensino presencial ao híbrido
- Unidade 2 – Plataformas EAD e a gestão do conteúdo
- Unidade 3 – Design de conteúdos e recursos didáticos
- Unidade 4 – A tutoria, os desafios e as tendências da EAD
Modulo 5 M05 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
- Unidade 1 – Fundamentos da psicologia
- Unidade 2 – Psicopedagogia
- Unidade 3 – Desenvolvimento do psiquismo humano
- Unidade 4 – Desenvolvimento e aprendizagem
Modulo 6 M06 - DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DA APRENDIZAGEM
- Unidade 1 – Desenvolvimento motor da criança
- Unidade 2 – Locomoção, equilíbrio e problemas neuropsicomotores na criança
- Unidade 3 – Desenvolvimento neuropsicomotor em crianças e adolescentes
- Unidade 4 – Aprendizagem motora
Modulo 7 M07 - PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E DA ESCRITA
- Unidade 1 – como funciona a aquisição da linguagem?
- Unidade 2 – produção e interpretação de textos na educação básica
- Unidade 3 – produção e interpretação de textos na EJA e para PNE
- Unidade 4 – aquisição, desenvolvimento e distúrbios da linguagem escrita
Modulo 8 M08 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Unidade 1 – Alfabetização e letramento: uma abordagem geral
- Unidade 2 – Aquisição da língua escrita na alfabetização
- Unidade 3 – O processo de letramento
- Unidade 4 – Ludicidade e tecnologias na alfabetização e letramento
Modulo 9 M09 - METODOLOGIAS ATIVAS
- Unidade 1 – Metodologias ativas e a educação 4.0
- Unidade 2 – Aprendizagem baseada em problemas e projetos
- Unidade 3 – Ensino adaptativo e gamificação da aprendizagem
- Unidade 4 – Sala de aula invertida e o design thinking
Modulo 10 M10 - NEUROCIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - JOGOS, BRINCADEIRAS E DIDÁTICA APLICADAS A NEUROEDUCAÇÃO
- Unidade 1 – História e fundamentos da ludicidade
- Unidade 2 – Ludicidade, cultura e educação
- Unidade 3 – Jogos e brincadeiras na educação infantil
- Unidade 4 – Técnicas lúdicas para ensinar e aprender
Modulo 11 M11 - NEUROEDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
- Unidade 1 – Educação e tecnologia
- Unidade 2 – Tecnologias educacionais e o docente
- Unidade 3 – Neuroeducação na escola e na aprendizagem
- Unidade 4 – Neuroeducação e os distúrbios físicos e mentais
Modulo 12 M12 - TUTORIA EM EAD
- Unidade 1 – Fundamentos da tutoria em EAD
- Unidade 2 – Os diversos tipos de tutoria
- Unidade 3 – Competências, habilidades e atitudes de um tutor
- Unidade 4 – As atividades da tutoria virtual
Modulo 13 M13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Unidade 1 – Fundamentos da educação de jovens e adultos.
- Unidade 2 – Conteúdos e práticas docentes na EJA
- Unidade 3 – Tecnologias aplicadas à EJA
- Unidade 4 – Níveis de ensino na EJA
Modulo 14 M14 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Unidade 1 – História, políticas e currículo da educação infantil
- Unidade 2 – Estágios do desenvolvimento da criança
- Unidade 3 – Didática, currículo e avaliação na educação infantil.
- Unidade 4 – Organização do trabalho na educação infantil
Modulo 15 M15 - CURRÍCULOS E PROJETOS PEDAGÓGICOS
- Unidade 1 – Currículo, BNCC, educação profissional e superior
- Unidade 2 – Currículo: tipos e concepções
- Unidade 3 – Currículo por competências e itinerários
- Unidade 4 – Projetos pedagógicos
Modulo 16 M16 - AVALIAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA
- Unidade 1 – Avaliação: história e reflexões
- Unidade 2 – Avaliação: conceitos e tendências
- Unidade 3 – Avaliação sob o aspecto da gestão e do PPP
- Unidade 4 – Avaliação na prática
Modulo 17 M17 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
- Unidade 1 – Histórico e preceitos legais da BNCC
- Unidade 2 – A BNCC e a educação infantil
- Unidade 3 – A BNCC e o ensino fundamental
- Unidade 4 – A BNCC e o novo ensino médio
Modulo 18 M18 - POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
- Unidade 1 – Sistema educacional brasileiro
- Unidade 2 – Bases legais da educação
- Unidade 3 – Organização do sistema educacional brasileiro
- Unidade 4 – Financiamento da educação nacional
Modulo 19 M19 – PROJETO DE TESE
- Unidade 1 – Iniciação científica
- Unidade 2 – Técnicas de leitura, resumo e fichamento
- Unidade 3 – Projetos de pesquisa
- Unidade 4 – Trabalhos científicos e as normas da ABNT
Modulo 20 LINHAS DE PESQUISA
- FORMAÇÃO DOCENTE
AVALIAÇÃO: TEORIA E PRATICA
ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
GESTAO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
GESTAO EM EAD
EDUCAÇÃO A DISTANCIA E NOVAS MODALIDADES DE ENSINO - EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROCESSOS COPGNITIVOS DE APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
TRANSTORNOS E DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM
TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR E NEURO EDUCAÇÃO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
GESTAO DE TECNOLOGIAS NA INFORMAÇÃO E COMINICAÇÃO
INTRODUÇÃO A EAD
EDUCAÇÃO A DISTANCIA E NOVAS MODALIDADES DE ENSINO
PRODUÇÃO DE CONTEUDOS PARA EAD
INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR
Público alvo
Podem aspirar ao título de Doctor of Philosophy (PhD) in Education pela UNINQ UNIVERSITY, profissionais da área educacional formados em:
- A UNINQ UNIVERSITY.
- Outras universidades privadas reconhecidas pelo Poder Executivo Nacional.
- Universidades nacionais e provinciais.
- Universidades estrangeiras reconhecidas pelas autoridades competentes do seu país, após verificação de seus estudos pela Secretaria de Pós-Graduação da UNINQ UNIVERSITY. A admissão do candidato não implica, em nenhum caso, a revalidação automática do título de graduação.
Metodologia
O desenvolvimento do plano de estudos inicia-se com um primeiro percurso de Formação Geral, composto por disciplinas estruturadas, focadas na construção de um referencial epistemológico e metodológico essencial para gerar habilidades investigativas no campo da educação. Este ciclo fundamental requer uma carga horária total de 212 horas.
O percurso subsequente, de Formação Específica Personalizada, é desenvolvido por meio de seminários sobre temas educacionais definidos anualmente pela Comissão Doutoral, permitindo que os alunos concentrem seus estudos em uma ou mais áreas de interesse vinculadas à sua pesquisa. Estes seminários têm como objetivo personalizar e aprofundar o tratamento dos temas por meio de leituras, discussões em grupo e aulas altamente participativas, totalizando 320 horas.
Objetivos e Finalidade do Doutorado
O Doutorado visa gerar um impacto significativo nas práticas pedagógicas e nas políticas educacionais, em resposta às novas pesquisas e ideias que serão produzidas no campo da Educação.
São linhas de pesquisa estabelecidas, sem excluir outras que possam ser propostas:
• Educação Especial.
• Formação Docente.
• Tecnologias na Educação.
A UNINQ se destaca pela excelência de seu corpo docente, composto por profissionais altamente especializados que estão comprometidos com a formação de acadêmicos de alto nível, prontos para atuar no mercado após a conclusão de seus estudos.
Coordenador do Curso
Dra. Elisandra Santos Mendes Garcia
Doutora em Saúde Ocupacional e Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialista em Audiologia, com graduação em Fonoaudiologia.