Cursos de Educação
Doutorado Em Educação
Online
2520 Horas
O Doutorado em Educação da UNINQ UNIVERSITY é estruturado para atender às demandas emergentes do mercado educacional, com três linhas de pesquisa estratégicas: Formação Docente, Educação Especial e Tecnologias na Educação. A linha de Formação Docente foca na inovação e eficácia das práticas de ensino, preparando especialistas para liderar a transformação das metodologias pedagógicas e aprimorar a formação de professores. A linha de Educação Especial desenvolve soluções e estratégias para promover a inclusão e atender às necessidades de alunos com deficiências, respondendo à crescente demanda por práticas educacionais inclusivas. A linha de Tecnologias na Educação explora a integração de tecnologias avançadas para otimizar o ensino e a aprendizagem, capacitando os profissionais a implementar soluções digitais que aumentem a eficiência e o engajamento no ambiente escolar. O programa prepara líderes acadêmicos e profissionais capazes de influenciar e transformar o setor educacional, alinhando-se às tendências e exigências do mercado global.
Calendário acadêmico
- Com aulas EAD.
- Início do Curso: Imediato.
Informações
- Programa: Doutorado
- Local: Orlando, FL – USA
- Créditos: 56
- Carga horária: 2520 h
- Tese é entregue e analisado de forma remota.
- Duração: 48 meses.
48 x R$ 712,00
Comprar
Público alvo
O Doutorado em Educação da UNINQ UNIVERSITY destina-se a profissionais da educação, pesquisadores e acadêmicos que buscam aprofundar seus conhecimentos e habilidades em áreas específicas do campo educacional. Este programa é ideal para professores, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e especialistas que desejam se destacar em suas carreiras e contribuir de forma significativa para o avanço das práticas e políticas educacionais. Além disso, o curso é voltado para aqueles que aspiram a uma carreira acadêmica, envolvendo-se em pesquisa avançada e produção de conhecimento em Formação Docente, Educação Especial e Tecnologias na Educação. O programa atende também a profissionais que buscam implementar soluções inovadoras e eficazes para enfrentar desafios contemporâneos na educação.
M01 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM O processo de letramento
- Unidade 1 – Conceitos Essenciais no Estudo da Linguagem
- Unidade 2 – Particularidades Gramaticais
- Unidade 3 – O texto em suas modalidades orais e escritas
- Unidade 4 – Produção e interpretação de textos
M02 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- Unidade 1 – Fundamentação conceitual e a origem da educação História da Educação
- Unidade 2 – Educação do Oriente Médio à Idade Média
- Unidade 3 – História da Universidade e a Educação Moderna
- Unidade 4 – História da Educação Brasileira
M03 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
- Unidade 1 – Educação: concepção e políticas públicas
- Unidade 2 – Pedagogia, educação e cultura
- Unidade 3 – A pedagogia e o mercado educacional
- Unidade 4 – Aspectos históricos e as tendências da Educação
M04 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS MODALIDADES DE ENSINO
- Unidade 1 – História e evolução do ensino presencial ao híbrido
- Unidade 2 – Plataformas EAD e a gestão do conteúdo
- Unidade 3 – Design de conteúdos e recursos didáticos
- Unidade 4 – A tutoria, os desafios e as tendências da EAD
M05 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
- Unidade 1 – Fundamentos da psicologia
- Unidade 2 – Psicopedagogia
- Unidade 3 – Desenvolvimento do psiquismo humano
- Unidade 4 – Desenvolvimento e aprendizagem
M06 - DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DA APRENDIZAGEM
- Unidade 1 – Desenvolvimento motor da criança
- Unidade 2 – Locomoção, equilíbrio e problemas neuropsicomotores na criança
- Unidade 3 – Desenvolvimento neuropsicomotor em crianças e adolescentes
- Unidade 4 – Aprendizagem motora
M07 - PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E DA ESCRITA
- Unidade 1 – como funciona a aquisição da linguagem?
- Unidade 2 – produção e interpretação de textos na educação básica
- Unidade 3 – produção e interpretação de textos na EJA e para PNE
- Unidade 4 – aquisição, desenvolvimento e distúrbios da linguagem escrita
M08 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Unidade 1 – Alfabetização e letramento: uma abordagem geral
- Unidade 2 – Aquisição da língua escrita na alfabetização
- Unidade 3 – O processo de letramento
- Unidade 4 – Ludicidade e tecnologias na alfabetização e letramento
M09 - METODOLOGIAS ATIVAS
- Unidade 1 – Metodologias ativas e a educação 4.0
- Unidade 2 – Aprendizagem baseada em problemas e projetos
- Unidade 3 – Ensino adaptativo e gamificação da aprendizagem
- Unidade 4 – Sala de aula invertida e o design thinking
M10 - NEUROCIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - JOGOS, BRINCADEIRAS E DIDÁTICA APLICADAS A NEUROEDUCAÇÃO
- Unidade 1 – História e fundamentos da ludicidade
- Unidade 2 – Ludicidade, cultura e educação
- Unidade 3 – Jogos e brincadeiras na educação infantil
- Unidade 4 – Técnicas lúdicas para ensinar e aprender
M11 - NEUROEDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
- Unidade 1 – Educação e tecnologia
- Unidade 2 – Tecnologias educacionais e o docente
- Unidade 3 – Neuroeducação na escola e na aprendizagem
- Unidade 4 – Neuroeducação e os distúrbios físicos e mentais
M12 - TUTORIA EM EAD
- Unidade 1 – Fundamentos da tutoria em EAD
- Unidade 2 – Os diversos tipos de tutoria
- Unidade 3 – Competências, habilidades e atitudes de um tutor
- Unidade 4 – As atividades da tutoria virtual
M13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Unidade 1 – Fundamentos da educação de jovens e adultos.
- Unidade 2 – Conteúdos e práticas docentes na EJA
- Unidade 3 – Tecnologias aplicadas à EJA
- Unidade 4 – Níveis de ensino na EJA
M14 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Unidade 1 – História, políticas e currículo da educação infantil
- Unidade 2 – Estágios do desenvolvimento da criança
- Unidade 3 – Didática, currículo e avaliação na educação infantil.
- Unidade 4 – Organização do trabalho na educação infantil
M15 - CURRÍCULOS E PROJETOS PEDAGÓGICOS
- Unidade 1 – Currículo, BNCC, educação profissional e superior
- Unidade 2 – Currículo: tipos e concepções
- Unidade 3 – Currículo por competências e itinerários
- Unidade 4 – Projetos pedagógicos
M16 - AVALIAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA
- Unidade 1 – Avaliação: história e reflexões
- Unidade 2 – Avaliação: conceitos e tendências
- Unidade 3 – Avaliação sob o aspecto da gestão e do PPP
- Unidade 4 – Avaliação na prática
M17 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
- Unidade 1 – Histórico e preceitos legais da BNCC
- Unidade 2 – A BNCC e a educação infantil
- Unidade 3 – A BNCC e o ensino fundamental
- Unidade 4 – A BNCC e o novo ensino médio
M18 - POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
- Unidade 1 – Sistema educacional brasileiro
- Unidade 2 – Bases legais da educação
- Unidade 3 – Organização do sistema educacional brasileiro
- Unidade 4 – Financiamento da educação nacional
LINHA DE PESQUISA - FORMAÇÃO DOCENTE
MDEFD19. ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
- U01. A LDB e o plano nacional D.
- U02. Os níveis de ensino na Educação Básica.
- U03. Parâmetros curriculares e o financiamento da Educação.
- U04. Direitos Humanos e as relações étnico-raciais na BNCC.
MDEFD20. GESTÃO EDUCACIONAL
- U01. Políticas de Gestão Educacional e Escolar.
- U02. Gestão pedagógica dos espaços escolares e não escolares.
- U03. A Gestão Escolar Democrática.
- U04. Gestão Escolar e o Projeto Político-Pedagógico.
MDEFD21. EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- U01. EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NO MUNDO.
- U02. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
- U03. IMPLEMENTANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
- U04. TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
MDEFD22. GESTÃO DE EAD
- U01. Introdução à Gestão da EAD.
- U02. Gestão Pedagógica, Administrativa e Estrutural da EAD.
- U03. Regulação e Criação de Cursos em EAD.
- U04. Rotinas Administrativas e Gestão Acadêmica para EAD.
LINHA DE PESQUISA - EDUCAÇÃO ESPECIAL
MDEES19. PROCESSOS COGNITIVOS E APRENDIZAGEM
- U01. Processos e problemas de aprendizagem.
- U02. Atenção, Percepção, Memória e Emoção.
- U03. Teorias e abordagens da aprendizagem.
- U04. Processos de aprendizagem e a avaliação.
MDEES20. TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
- U01. Distúrbios e Transtornos Cognitivos e a Inclusão.
- U02. Principais Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem.
- U03. Aspectos Neuropsicológicos e a Psicopedagogia.
- U04. Dificuldades de Aprendizagem e a Psicopedagogia.
MDEES21. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- U01. Evolução conceitual do TEA.
- U02. Legislação aplicada ao TEA.
- U03. Direito à educação e o TEA.
- U04. A inclusão educacional da pessoa com TEA.
MDEES22. EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- U01. EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NO MUNDO.
- U02. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
- U03. IMPLEMENTANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
- U04. TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
LINHA DE PESQUISA - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
MDETE19. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
- U01. A Influência da TIC na Educação.
- U02. A Sociedade da Informação e a Educação.
- U03. Gamificação na Aprendizagem.
- U04. Metodologias Ativas e Neuroeducação.
MDETE20. INTRODUÇÃO À EAD
- U01. Aprimorando a leitura para a autoaprendizagem.
- U02. Como raciocinar logicamente?.
- U03. Ambientação na aprendizagem virtual.
- U04. Ferramentas de produtividade para a EAD.
MDETE21. PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA EAD
- U01. Assim caminhou a EaD.
- U02. Infraestrutura para produção de conteúdo para EaD.
- U03. O Design Instrucional/Educacional na produção de conteúdo para EaD.
- U04. Bancos de questões para EaD.
MDETE22. INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR E USER EXPERIENCE
- U01. Fundamentos da interação humano-computador.
- U02. Tecnologias de Interação.
- U03. Design de interação em interfaces digitais.
- U04. Avaliação de interfaces digitais.
M23 – PROJETO DE TESE
- Unidade 1 – Iniciação científica
- Unidade 2 – Técnicas de leitura, resumo e fichamento
- Unidade 3 – Projetos de pesquisa
- Unidade 4 – Trabalhos científicos e as normas da ABNT
Objetivos e Finalidade do Doutorado
O Doutorado visa gerar um impacto significativo nas práticas pedagógicas e nas políticas educacionais, em resposta às novas pesquisas e ideias que serão produzidas no campo da Educação.
São linhas de pesquisa estabelecidas, sem excluir outras que possam ser propostas:
• Educação Especial – 4 disciplinas – (8 créditos / 360h)
• Formação Docente – 4 disciplinas – (8 créditos / 360h)
• Tecnologias na Educação – 4 disciplinas – (8 créditos / 360h)
A avaliação segue dois sistemas: Escala numérica (0–10), nota mínima 7,0 (70%) para aprovação, e Escala conceitual (A, B, C, D, F). Sistema de créditos: 1 crédito = 45 horas totais (aulas e estudos independentes).
O Programa de Doutorado em Educação (Ed.D.) é composto por 18 módulos obrigatórios (34 créditos / 1.530h), 4 módulos de linha de pesquisa (8 créditos / 360h) e um módulo final de tese (14 créditos / 630h), concluído sob supervisão acadêmica e culminando em defesa pública.
A carga horária total deste programa foi definida em 2.520 horas, conforme regulamento acadêmico institucional da UNINQ University.
A UNINQ se destaca pela excelência de seu corpo docente, composto por profissionais altamente especializados que estão comprometidos com a formação de acadêmicos de alto nível, prontos para atuar no mercado após a conclusão de seus estudos.
Coordenador do Curso
Dra. Elisandra Santos Mendes Garcia
Doutora em Saúde Ocupacional e Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialista em Audiologia, com graduação em Fonoaudiologia.