Cursos de Psicologia
Doutorado em Psicologia
Online
2520 Horas
O Doutorado em Psicologia é uma formação avançada destinada a profissionais que buscam aprofundar seu conhecimento na ciência psicológica e contribuir com pesquisas inovadoras para o campo. Este programa de doutorado prepara os estudantes para atuar tanto no ambiente acadêmico quanto em contextos aplicados, como clínicas, hospitais, escolas e empresas.
O curso visa desenvolver habilidades críticas e analíticas, proporcionando uma compreensão profunda das questões psicológicas, bem como as metodologias de pesquisa que permitem explorar temas como o comportamento humano, os processos cognitivos, as emoções, e a saúde mental. Além disso, temas emergentes como neuropsicologia, psicologia positiva, terapia cognitivo-comportamental, psicologia social e a interface entre psicologia e tecnologia são explorados em
A formação inclui a elaboração de uma tese que deve trazer uma contribuição original para o campo, e a formação em uma das linhas de pesquisa: disciplinas para áreas específicas de interesse do doutorando, como psicologia e saúde, psicologia educacional, psicologia organizacional.
Com o doutorado, o profissional estará apto a liderar projetos de pesquisa, assumir cargas de docência em universidades e políticas públicas relacionadas ao bem-estar psicológico e saúde mental da população. Além disso, o curso permite ao doutor atuar como consultor em diversos setores, fornecendo insights baseados na ciência psicológica para melhorar o desempenho de indivíduos e organizações.
Calendário acadêmico
- Com aulas EAD.
- Início do Curso: Imediato.
Informações
- Programa: Doutorado
- Local: Orlando, FL – USA
- Créditos: 56 – Sistema de créditos: 1 crédito = 45 horas totais.
- Carga horária: 2520 h
- Tese é entregue e analisado de forma remota.
- Duração: 48 meses.
48 x R$ 860,00
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M01 - Neuroanatomia
- Unidade 1 – ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO
- Unidade 2 – SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
- Unidade 3 – INTEGRAÇÃO SENSORIAL E MOTORA DO SISTEMA NERVOSO
- Unidade 4 – NEUROANATOMIA FUNCIONAL E CLÍNICA
M02 - Neurologia e Genética do Envelhecimento
- Unidade 1 – ALTERAÇÕES NEUROFISIOLÓGICAS NO ENVELHECIMENTO
- Unidade 2 – REPERCUSSÕES PSÍQUICAS DO ENVELHECIMENTO
- Unidade 3 – SÍNDROMES GERIÁTRICAS: ALZHEIMER E DCL
- Unidade 4 – SÍNDROMES GERIÁTRICAS: PARKINSON E DEMÊNCIAS
M03 - Processos cognitivos e aprendizagem
- Unidade 1 – PROCESSOS E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
- Unidade 2 – ATENÇÃO, PERCEPÇÃO, MEMÓRIA E EMOÇÃO
- Unidade 3 – TEORIAS E ABORDAGENS DA APRENDIZAGEM
- Unidade 4 – PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO
M04 - Avaliação psicológica e psicodiagnóstico
- Unidade 1 – FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
- Unidade 2 – AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS
- Unidade 3 – AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA APLICADA A PERFIS DIVERSOS
- Unidade 4 – FONTES DE INFORMAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
M05 - Transtornos psiquiátricos na infância e adolescência
- Unidade 1 – PSIQUIATRIA INFANTIL E O NEURODESENVOLVIMENTO
- Unidade 2 – DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS: DI, TEA, TDAH E LINGUAGEM
- Unidade 3 – TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM
- Unidade 4 – TRANSTORNOS DE CONDUTA, ANSIEDADES E FOBIAS
M06 - Transtorno do espectro do Autista
- Unidade 1 – EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO TEA
- Unidade 2 – LEGISLAÇÃO APLICADA AO TEA
- Unidade 3 – DIREITO À EDUCAÇÃO E O TEA
- Unidade 4 – A INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA COM TEA
M07 – Transtornos e distúrbios da aprendizagem
- Unidade 1 – DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS COGNITIVOS E A INCLUSÃO
- Unidade 2 – PRINCIPAIS TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
- Unidade 3 – ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E A PSICOPEDAGOGIA
- Unidade 4 – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A PSICOPEDAGOGIA
M08 - Fundamentos da Psicopatologia
- Unidade 1 – HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA PSICOPATOLOGIA
- Unidade 2 – A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A LUTA ANTIMANICOMIAL
- Unidade 3 – MANUAIS DIAGNÓSTICOS E SEU PAPEL NA PSICOPATOLOGIA
- Unidade 4 – DIAGNÓSTICO E ABORDAGEM DOS TRANSTORNOS MENTAIS
M09 - Habilidades socioemocionais aplicas ao mundo do trabalho
- Unidade 1 – CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
- Unidade 2 – AUTOCONHECIMENTO E AUTOGESTÃO
- Unidade 3 – HABILIDADES SOCIAIS E RELACIONAMENTO
- Unidade 4 – TOMADA DE DECISÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
M10 - Inteligência emocional
- Unidade 1 – DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
- Unidade 2 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
- Unidade 3 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
- Unidade 4 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA VIDA PESSOAL
M11 - Liderança e desenvolvimento de equipes
- Unidade 1 – FUNDAMENTOS DE GRUPOS E EQUIPES
- Unidade 2 – LIDERANÇA E EQUIPES
- Unidade 3 – COMPETÊNCIA, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
- Unidade 4 – LIDERANÇA E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
M12 - Neuroeducação e tecnologias educacionais
- Unidade 1 – Educação e tecnologia
- Unidade 2 – Tecnologias educacionais e o docente
- Unidade 3 – Neuroeducação na escola e na aprendizagem
- Unidade 4 – Neuroeducação e os distúrbios físicos e mentais
M13 - Psicofarmacologia Clínica
- Unidade 1 – FARMACOTERAPIA DA ANSIEDADE E DAS DOENÇAS AFETIVAS
- Unidade 2 – DEPENDÊNCIA QUÍMICA
- Unidade 3 – TDAH, INSÔNIA E AS EMERGÊNCIAS PSQUIÁTRICAS
- Unidade 4 – PSICOPATIA, SOCIOPATIA E SÍNDROMES NEUROLÉPTICAS
M14 - Psicologia e Saúde Mental na era digital
- Unidade 1 – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DIGITAL
- Unidade 2 – SAUDE MENTAL NA ERA DIGITAL
- Unidade 3 – RELACIONAMENTOS E COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL
- Unidade 4 – ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DIGITAIS EM PSICOLOGIA
M15 - Psicologia dos Grupos
- Unidade 1 – ORIGEM E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DE GRUPOS
- Unidade 2 – CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-TÉCNICAS PARA OS PROCESSOS GRUPAIS
- Unidade 3 – PSICOTERAPIA DE GRUPO
- Unidade 4 – ELEMENTOS BÁSICOS PARA TRABALHOS COM GRUPOS
M15 - Psicologia Jurídica
- Unidade 1 – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
- Unidade 2 – AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO JURÍDICO
- Unidade 3 – INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NO CONTEXTO JURÍDICO
- Unidade 4 – PSICOLOGIA JURÍDICA E SAÚDE MENTAL
M17 - Psicologia da Personalidade
- Unidade 1 – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSONALIDADE
- Unidade 2 – TEORIAS PSICANALISTAS DA PERSONALIDADE
- Unidade 3 – TEORIAS HUMANISTA E COGNITIVA DA PERSONALIDADE
- Unidade 4 – O ESTUDO DAS ALTERAÇÕES DA PERSONALIDADE
M18 - Métodos Quantitativos
- Unidade 1 – ENTENDENDO OS DADOS AO NOSSO REDOR
- Unidade 2 – ESTUDO DAS PROBABILIDADES
- Unidade 3 – TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
- Unidade 4 – INFERÊNCIA EM PESQUISAS QUANTITATIVAS
M19 – Pesquisa em Psicologia
- Unidade 1 – FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM PSICOLOGIA
- Unidade 2 – DESENHO DE PESQUISA QUANTITATIVO
- Unidade 3 – DESENHO DE PESQUISA QUALITATIVO
- Unidade 4 – RELATANDO PESQUISAS EM PSICOLOGIA
LINHAS DE PESQUISA
- Saúde
M20 – Saúde Mental e Assistência farmacêutica
M21 – Patologia do sistema nervoso- paralisia cerebral
M22- Psicologia aplicada à saúde - Empresarial
M20 – Coaching e Planejamento de Carreiras
M21 – Avaliação de Desempenho de Pessoas
M22 – Projeto de vida - Educacional
M20 – Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação
M21 – Desenvolvimento Neuropsicomotor da Aprendizagem
M22 – Neurociências e as Práticas pedagógicas
M23 – Projeto de Tese
- Unidade 1 – Iniciação científica
- Unidade 2 – Técnicas de leitura, resumo e fichamento
- Unidade 3 – Projetos de pesquisa
- Unidade 4 – Trabalhos científicos e as normas da ABNT

Público alvo
O Doutorado em Psicologia está destinado a profissionais que já possuem uma formação avançada na área, como mestres em Psicologia ou áreas afins, e que desejam aprofundar seus estudos, desenvolver novas competências e contribuir significativamente para a pesquisa e prática psicológica. Esse curso é ideal para Psicólogos clínicos, que buscam especialização e aprimoramento em intervenções terapêuticas, metodologias de tratamento ou novas abordagens terapêuticas; acadêmicos e pesquisadores, profissionais desejam explorar novas fronteiras do conhecimento científico, publicando artigos relevantes, participando de conferências e colaborando com outros especialistas para expandir o entendimento sobre o comportamento humano e os processos mentais.
Este curso é voltado para aqueles que desejam uma atuação de impacto, seja no campo clínico, acadêmico, organizacional ou em políticas públicas, com uma forte ênfase em pesquisa e inovação. Os candidatos devem ter interesse em explorar profundamente as emoções psicológicas, desenvolver soluções práticas para problemas complexos e contribuir para o avanço da psicologia como ciência, sempre com foco na aplicação ética e responsável do conhecimento adquirido.
Metodologia
O plano de estudos começa com um percurso de Formação Geral, composto por disciplinas estruturadas, focadas em construir um referencial epistemológico e metodológico essencial para desenvolver habilidades investigativas no campo da Psicologia, com uma carga horária de 212 horas.
Em seguida, o percurso de Formação Específica Personalizada é realizado por meio de seminários anuais sobre temas psicológicos, definidos pela Comissão Doutoral, permitindo que os alunos aprofundem suas áreas de interesse vinculadas à pesquisa. Totalizando 320 horas, esses seminários promovem leituras, discussões e aulas participativas, cobrindo temas como neuropsicologia, psicologia clínica e social.


Objetivos e Finalidade do Doutorado
O Doutorado visa gerar um impacto significativo nas práticas clínicas e nas políticas de saúde mental, em resposta às novas pesquisas e ideias que serão produzidas no campo da Psicologia.
São linhas de pesquisa estabelecidas, sem excluir outras que possam ser propostas:
• Saúde.
• Empresarial.
• Educacional.

A UNINQ se destaca pela excelência de seu corpo docente, composto por profissionais altamente especializados que estão comprometidos com a formação de acadêmicos de alto nível, prontos para atuar no mercado após a conclusão de seus estudos.
Coordenador do Curso
Dra. Andréa Gonçalves
Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Desenvolvimento Profissional para a Qualidade Educativa e Pós-Doutora em Psicologia, com graduação em Psicologia.