24 de julho de 2025, Marketing UNINQ

TCC e os Vínculos: Como a Terapia Cognitivo-Comportamental Promove Relações Humanas Mais Saudáveis

Dra. Andrea Gonçalves  – Psicóloga

Por que alguns vínculos curam e outros adoecem?

Desde o nascimento, somos moldados pelas conexões que criamos.
Amar, confiar, romper, reconstruir…

Entender os vínculos é entender o funcionamento mais profundo da psique humana.

Essa é a proposta da disciplina “Vínculos”: Explorar como se formam os laços emocionais, o impacto dos vínculos primários e como eles influenciam nossos relacionamentos ao longo da vida.

Você entende os vínculos que te constroem… ou que te limitam?

Na última aula do módulo de Psicologia Clínica, discutimos um dos aspectos mais sensíveis da prática terapêutica: os vínculos interpessoais. Com base nos fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordamos como os padrões de relacionamento influenciam diretamente a saúde emocional, e de que forma as intervenções clínicas podem promover transformações reais na forma como os indivíduos se relacionam.

Vínculos sob a ótica da TCC

Na TCC, os vínculos interpessoais são entendidos como produtos de esquemas cognitivos formados a partir de experiências precoces. A forma como um indivíduo interpreta o afeto, a rejeição, a confiança e o abandono tende a se repetir em suas relações adultas — muitas vezes de maneira disfuncional.

Durante a aula, discutimos como esses padrões relacionais são identificados através de pensamentos automáticos, crenças centrais e estratégias comportamentais — muitas delas voltadas à evitação, dependência ou rigidez emocional.

Atuação clínica e reestruturação de vínculos

No campo prático, a TCC oferece ferramentas para:

  • Identificar padrões disfuncionais nos relacionamentos do paciente;
  • Explorar experiências relacionais passadas e sua influência nos vínculos atuais;
  • Trabalhar com distorções cognitivas relacionadas a autoestima, confiança e expectativas interpessoais;
  • Reestruturar crenças negativas centrais (ex: “sou incapaz de ser amado” ou “as pessoas sempre me decepcionam”);
  • Desenvolver novas habilidades de comunicação, assertividade e resolução de conflitos.

Utilizamos exemplos clínicos e exercícios em aula para mostrar como a prática terapêutica não apenas alivia sintomas, mas promove relações mais conscientes, funcionais e saudáveis.

Discussão e reflexão

Ao final da aula, os alunos refletiram sobre como seus próprios vínculos influenciam sua postura clínica, e como o psicoterapeuta também participa de vínculos dentro do setting terapêutico. Falamos sobre o papel da aliança terapêutica como vínculo seguro, e como ela pode ser um modelo para experiências futuras do paciente.

Compreender os vínculos sob a ótica da TCC é essencial para promover mudanças estruturais na vida relacional do paciente. Mais do que trabalhar sintomas, trata-se de ajudar o indivíduo a viver relações com mais consciência, liberdade e equilíbrio emocional.

Formação de excelência e transformação profissional

O conteúdo apresentado neste artigo reflete o compromisso da UNINQ com uma formação acadêmica de excelência, que alia profundidade conceitual, inovação pedagógica e aplicação prática.

A UNINQ se destaca como referência no ensino superior, oferecendo programas que acompanham as transformações do mundo contemporâneo e as exigências do mercado de trabalho — especialmente na área da Psicologia, onde a compreensão dos vínculos é fundamental para práticas clínicas mais humanas, éticas e eficazes.

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